García Márquez, Nobel de Literatura

Visite nossa página no Google+


     Gabriel García Márquez, escritor e jornalista, morreu aos 86 anos no México nesta sexta-feira, dia 17 de abril de 2014. O colombiano recebeu, em 1982, o Nobel de Literatura pelo conjunto de sua obra que contém a obra prima do realismo fantástico 100 anos de solidão.
     A cantora Shakira despediu-se do mestre da literatura com as seguintes palavras: "Querido Gabo, uma vez você disse que a vida não é o que se vive, é o que se guarda na memória para contar. Sua vida, querido Gabo, será lembrada como um presente único e irrepetível, e como o mais original dos relatos. É difícil me despedir de você, já que nos deu tanto. Você vai ficar para sempre comigo e com todos os que o admiram."
     García Márquez, conhecido como Gabo por seus muitos amigos, lutava contra um câncer em fase de metástase. Em seus últimos dias, recebia apenas cuidados paliativos, principalmente por causa de sua idade avançada que não recomendava novos tratamentos.
     O jornal espanhol El País anunciou "a morte de um gênio da literatura universal.
     O norte-americano The New York Times publicou na primeira página a morte do "mestre do realismo fantástico". 
     "Em 1947 que o jornalista decidiu se enveredar pelos rumos da ficção lançando seu primeiro conto: A Terceira Resignação. Foi, porém, com 100 anos de solidão, publicado em 1967, que alcançou o nível de mestre da literatura. Com o universo de Macondo, teceu imagens de uma delicadeza tocante, criando sons com a palavra escrita enquanto narrava a trajetória da família Buendía. Mas ele acreditava que a história que garantiria seu nome entre os grandes escritores seria a sua versão do romance entre seus país, O amor nos tempos do Cólera, de 1985".
     O poeta Ferreira Goulart disse que "ele criou uma ficção de qualidade excepcional".

EPUBLICAR - Livros, EPUB, reportagens, Ciência
Página do Jornal O Dias no Google Plus Epublicar é uma livraria online que disponibiliza obras literárias de fundamental importância para a informação e a evolução do ser humano. Perfil do Epublicar no Google Plus